Economia vs Vidas

Pensando no axioma liberal / extremista de direita, de que a crise econômica, vai ser pior que a crise de saúde causado pela pandemia, se seguirmos nos defendendo do vírus com distanciamento, dinheiro pra quem não consegue por conta própria, compra de vacinas, compra e subsidio de mascaras, vamos ver :


Crise econômica : Elite deixa de poder andar de iate de 6 andares, e passa a andar em iates de 4 andares, que horrível… mesmo com crise, com distanciamento, com milhões de pessoas com insegurança alimentar e morrendo de fome, o PIB segue forte, e os ricos seguem ganhando cada vez mais… Crises afetam o mercado, apenas quando são crises econômicas, as demais crises, criam as condições de maiores ganhos, e os valores são majorados, alem de impor mais crueldade aos trabalhadores, por escassez de postos de trabalho.


Crise de saúde da pandemia: Neste caso, quem adoece, e morre, não são empresas, não é o mercado, “apenas” um bando de pobres, que só não são ricos “porque não querem”, o que são vidas destes novos escravos ? sem direitos, sem dignidade, sem hospitais, sem remédio ?


É verdade, é melhor pensar na crise econômica e salvar os iates de 0,3% da população, do que concentrar tudo em salvar a vida de milhões de brasileiros.

Esses comunistas não aprendem, capitalismo é sobre dinheiro elite e ricos (donos do capital), comunismo e socialismo é sobre vidas e igualdade.

Uns exemplos interessantes, durante a pandemia e pessoas mais e mais sem ter o que comer, filas pra pegar ossos, fizemos novos 11 bilionários, o PIB aumentou, houve um dos maiores contratos de aporte financeiro da historia recente. Isso tudo numa pandemia, onde as pessoas que fazem essa empresa rica, não tem água, não tem plano de saúde e vivem em sub empregos, trabalhando sem condições minimas :

E para mostrar que comunistas não tem limites, acredite, eles ficaram com “raivinha”, de ver, o homem mais rico do mundo, indo a Lua, durante a maior pandemia de nossa historia, pois não tem mais onde gastar tanto dinheiro na terra, e resolveu queimar dólares no espaço sideral.

Isso acontece, pois o capitalismo vive do lucro, vive da diferença entre o custo de produção e o valor de venda, tudo entra nesse calculo, incluindo o valor final, e o valor da mão de obra, que pode encarecer o produto e reduzir o lucro, se você está numa crise sanitária, onde alguns produtos tendem a ter seus estoques fragilizados, olhando com olhos capitalistas, isso é uma “oportunidade”, as empresas, primeiro fazem o movimento de encarecer produtos todos, pois as pessoas, no “desespero” tendem a pensar menos no valor, e mais na aquisição, e isso vai de bens de primeira necessidade, até os bens supérfluos, artificialmente o valor das moedas de comercialização, flutuam e mostram essa verdade, mas há ainda o outro lado.
Uma economia de escala que vive de quantidade de venda, perde poder de compra, a elevação dos valores, fazem com que menos comprem, e aumente o desemprego, embora não aja produção pra dar conta, o valor recebido é o mesmo pois os valores dos produtos aumentaram, com isso os patroes ganham o mesmo, com menos venda, e começam a demitir, alguns por realmente perder mercados, e isso cria a pressão da desvalorização do valor da mao de obra, pela explosão de oferta.

Isso cria um cenário promissor para a elite, menos pessoas, pessoas com menos salários, produtos com valor de venda maior, isso pressiona a balança de uma forma tão feroz, que 11 novos bilionários mostram o quão poucos ganharam mais, e 18 milhões de desempregados, quantos pararam de ganhar, e mesmo assim a “economia” vai de “vento em popa”.

Na crise, o capitalismo mostra sua face mais obscura, e numa pandemia mundial, mosrta que sua imoralidade não deveria nem ser uma opção, quem dirá o sistema vigente mundial.

Obrigado capitalismo, pois mesmo sendo esse lixo, nos livrou (livrou ?) do feudalismo, mas siga seu caminho e vamos voltar a um novo iluminismo, e ousar pensar em vidas e bem estar, acima de dinheiro e proteger os ricos !

Não há enriquecimento, sem exploração de mão de obra, alguém que tem que perder para que alguém enriqueça, e para ter a fortuna indecente de Jeff Bezos, há que se ignorar direitos fundamentas e usar mão de obra precarizada, para que o lucro atinja esses patamares :

https://exame.com/negocios/filantropia-mascarada-doacao-de-bezos-reaviva-fantasmas-da-amazon/

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875189


https://vocesa.abril.com.br/mercado/os-protestos-de-trabalhadores-da-amazon-em-meio-a-pandemia/